denúncia

Servidores denunciam suposto pagamento irregular na Guarda Municipal

Eduardo Tesch

Foto: João Alves (prefeitura de Santa Maria)

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Daniel Diniz (PT), encaminhou hoje a todos os vereadores da CCJ, uma cópia da denúncia feita por três guardas municipais sobre possíveis irregularidades no pagamento de salários para cargos que não estão previstos em lei. O texto diz que os supostos pagamentos seriam de conhecimento do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e do chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez (PSDB).

A denúncia, protocolada na Câmara de Vereadores na terça-feira, relata que a prefeitura autorizou a criação de cargos com funções gratificadas (FGs) para quem atua à paisana, sem usar a farda, no setor de inteligência da Guarda Municipal. Porém, segundo a denúncia, os profissionais precisam atuar, obrigatoriamente, fardados, realizando policiamento ostensivo, além de não haver previsão de ações de inteligência. O presidente da CCJ afirma que o assunto será tratado na reunião da comissão, na próxima terça.

OPINIÃO: na pauta com futuro ministro, recursos para usina de asfalto

- Quanto à deliberação (da denúncia), primeiro irei incluir o assunto na pauta da CCJ e determinei o encaminhamento de cópia da denúncia aos integrantes para leitura e conhecimento do documento recebido. Irei pedir na reunião de terça orientação ao procurador da Câmara para saber qual procedimento deve ser tomado - explica Diniz.

O chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, diz que a denúncia é infundada e nega a criação de cargos com funções gratificadas.

- Nós estamos absolutamente tranquilos. Nenhum cargo foi criado. A inteligência é algo que existe em todos os órgãos de segurança e os nossos guardas têm capacitação para isso. Foram treinados pela Brigada Militar e pela Agência Brasileira de Inteligência - pontua Cortez.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Operação Rodin: julgamento de embargos infringentes dos réus é suspenso Anterior

Operação Rodin: julgamento de embargos infringentes dos réus é suspenso

OPINIÃO: na pauta com futuro ministro, recursos para usina de asfalto Próximo

OPINIÃO: na pauta com futuro ministro, recursos para usina de asfalto

Política